Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Encontrada em Recife, granada é de tipo usado pelo Exército britânico

Encontrada por 'pescador magnético' em Recife, granada é de tipo usado pelo Exército britânico desde a Primeira Guerra Mundial

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 30/05/2024, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um exemplo da granada encontrada (à esqu.) e registro da descoberta (à dir.) - Reprodução/BOPE/Instagram
Um exemplo da granada encontrada (à esqu.) e registro da descoberta (à dir.) - Reprodução/BOPE/Instagram

Uma descoberta instigante foi feita no Rio Capibaribe, no Recife, Pernambuco, na segunda-feira, 27. O pescador magnético Tiago Wanderley se deparou com uma granada dentro de sacolas amarradas e papel alumínio.

Na última quarta-feira, 29, a Polícia Militar divulgou que o artefato é de tipo utilizado pelo Exército britânico desde a Primeira Guerra Mundial.

Com a descoberta, o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) analisou o objeto através de imagens de raio-x, entrada manual e o apoio de catálogos de explosivos, informa o portal de notícias UOL. A granada em questão é do tipo Mills, explica o Esquadrão Antibombas. 

Descarte

"Também foi encontrado o registro de outras duas ocorrências no Brasil envolvendo esse tipo de granda, sendo uma em Uberaba-MG em 2010 e a outra em Sarandi-PR em 2023", divulgou o Batalhão de Operações Policiais Especiais através do perfil oficial no Instagram.

Em estado precário, o destino da granada é a destruição pelo BOPE. Isso porque a não conservação do artefato pode representar perigo em caso de armazenamento e manuseio.