Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Encontrada espada medieval em esgoto na Dinamarca

O objeto tinha 719 anos e era usado por guerreiro de elite na Idade Média

Alana Sousa Publicado em 11/02/2019, às 18h00 - Atualizado em 12/02/2019, às 13h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os trabalhadores com a espada encontrada no esgoto - Divulgação/Museu Histórico de Aalborg
Os trabalhadores com a espada encontrada no esgoto - Divulgação/Museu Histórico de Aalborg

Uma espada medieval foi encontrada no fundo de um esgoto na cidade de Aalborg, na Dinamarca. A descoberta foi feita por dois homens que trabalhavam nas tubulações do local, quando para a surpresa o artefato veio junto com a evacuação do esgoto.

Segundo a Live Science, estima-se que a espada, de mais de um metro de comprimento, tenha ao menos 719 anos de idade. O artefato foi usado por um guerreiro de elite de 3 a 4 vezes em batalha antes de ser perdido.

"Adquirir uma espada na Idade Média era um assunto extremamente caro, e apenas a elite guerreira podia se dar ao luxo de carregar uma arma dessas", disse Museu Histórico da Jutlândia do Norte em uma declaração.

A espada tem um botão em forma de disco no cabo e uma cruzeta reta; a barra de metal servia para proteger a mão do lutador.

A espada encontrada no esgoto/ Crédito: Divulgação/ Museu Histórico de Aalborg

O engenheiro Henning Nøhr e seu assistente Jannick Vestergaard, da empreiteira Gunnar Nielsen, se mostraram surpresos com o achado. Apesar de ter sido encontrada no esgoto, o local ficava "no topo do mais antigo dos velhos calçadões", conta o arqueólogo Kenneth Nielsen.

Sobre as circunstâncias de o artefato estar em um esgoto, Nielsen diz que talvez o guerreiro tenha deixado cair a espada na lama durante um ataque militar em Aalborg. E acrescentou que “é raro encontrar uma espada de elite na rua, uma vez que a maioria das antigas armas de alto status é encontrada em túmulos”.

Os arqueólogos planejam continuar prestando atenção nas escavações de esgoto em andamento para o caso de mais artefatos serem desenterrados.