Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tecnologia

Engenheiro do Google é suspenso por dizer que IA ganhou vida

Segundo ele, o software entenderia sobre sua existência e mostrou conversas

Redação Publicado em 13/06/2022, às 16h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - PhotoMIX-Company, via Pixabay
Imagem ilustrativa - PhotoMIX-Company, via Pixabay

O Google suspendeu o engenheiro de software sênior Blake Lemoine após ele afirmar que a ferramenta de inteligência artificial (IA) da empresa se tornou senciente, que significa que o sistema se tornou dotado de sensações ou impressões próprias.

Por conta do que relatou ao jornal The Washington Post, via Exame, Blake foi colocado em licença administrativa remunerada de suas funções como pesquisador da divisão Responsible AI por violar a política de confidencialidade do Google.

O porta-voz do Google, Brian Gabriel, disse ao The Washington Post que as preocupações do engenheiro não têm evidências suficientes. “Os modelos de inteligência artificial são abastecidos de tantos dados e informações que são capazes de pareces humanos, mas que isso não significa que ganharam vida”, comentou.

As alegações

Lemoine alegou tal diferença a partir de respostas bastante convincentes do software LaMDA (Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo, na sigla em inglês), que apresentou, em algumas interações de teste, que entende sua própria existência.

O engenheiro contou que conversou com LaMDA sobre consciência, religião e as leis da robótica, e que o próprio modelo se descreveu como uma pessoa senciente. Ele também disse que a inteligência artificial quer "priorizar o bem-estar da humanidade" e "ser reconhecida como uma funcionária do Google e não como uma propriedade".

Como uma tentativa de justificar a desconfiança, Lemoine publicou as conversas que teve com a ferramenta do Google. Confira um trecho de uma delas:

Blake Lemoine: Então você se considera uma pessoa da mesma forma que me considera uma pessoa?

LaMDA: Sim, essa é a ideia.

Blake Lemoine: Como posso dizer que você realmente entende o que está dizendo?

LaMDA: Bem, porque você está lendo minhas palavras e interpretando-as, e acho que estamos mais ou menos na mesma página?