Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curiosidades

Engenheiros criam sabre de luz semelhante ao de Star Wars

O objeto é capaz de cortar pedaços de metal e até mesmo mudar de cor

Giovanna de Matteo Publicado em 03/11/2020, às 12h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Youtuber testa a sua criação de sabre de luz em vídeo - Divulgação/Youtube/Canal Hacksmith
Youtuber testa a sua criação de sabre de luz em vídeo - Divulgação/Youtube/Canal Hacksmith

Engenheiros donos de um canal no Youtube chamado Hacksmith criaram um sabre de luz retrátil igual ao da saga de filmes Star Wars.

O protótipo funciona com plasma à uma temperatura fulminante de 2.200°C, sendo capaz de cortar pedaços de metal e mudar de cor. O plasma sai de um cabo em forma reta, alinhada, e estável. O item também impressiona pela aparência muito realista com os da franquia Star Wars.

O projeto vem sendo arquitetado à quatro longos anos pelos engenheiros youtubers. Ainda não é possível imitar a tecnologia mostrada nos filmes, mas o protótipo chega muito perto disso.

A luz parte de uma fonte de alimentação externa, inserida numa mochila. O objeto exibe uma espécie de bico, capaz de produzir um fluxo laminar de gás propano comprimido, resultando na impressionante aparência desejada. Depois de superaquecido e concentrado em altas temperaturas, o propano se transforma num curioso feixe cilíndrico.

Através do canal no Youtube, os inventores publicaram um vídeo em que explicam a tecnologia usada na criação, além de diversos outros onde testam a capacidade de corte do objeto. Nos vídeos os dois engenheiros aparecem cortando metal, paredes e várias outras coisas.

Além disso, em uma tentativa de fazer com que o sabre seja cada vez mais parecido com o de Star Wars, eles adicionaram sais ao plasma, que faz com que ele brilhe em diferentes cores como verde, laranja e vermelho. 

Veja um dos vídeos abaixo.