Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Mistério de ilha medieval é desvendado na Sibéria

Arqueólogos escavavam o local desde 2007, procurando pistas para explicar porque ele foi construído

Vanessa Centamori Publicado em 09/06/2020, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Por-Bajin, ilha medieval localizada na Sibéria - Divulgação
Por-Bajin, ilha medieval localizada na Sibéria - Divulgação

Por muito tempo, uma construção medieval conhecida como Por-Bajin, localizada em uma pequena ilha na Sibéria, intrigou arqueólogos. O principal mistério daquela área, escavada desde 2007, era a sua finalidade. Já se pensou de tudo: que o local era uma fortaleza, um palácio, ou até mesmo um observatório astronômico. 

Mas, o que afinal era aquele lugar? Até então, só se sabia que Por-Bajin teria sido construída por povos nômades conhecidos como uigures, de origem turco-romena. Tal fato, somado à idade do complexo poderia ajudar de uma vez por todas a decifrar o mistério sobre a função da construção. 

Os especialistas então desenvolveram um novo método de datação, com base nos picos de concentração de carbono-14. Assim, eles determinaram que a construção da ilha era do século 8, mais precisamente, do ano 777. 

Revestimento para telhas em estilo chinês, encontrado na ilha / Crédito: Wikimedia Commons 

Anteriormente, os pesquisadores pensavam que a construção tinha surgido por volta do ano 750, mas o novo estudo mostrou que isso não era verdade. Acreditava-se também que a ilha foi do soberano dos uigures, um homem chamado Bayan-Chur Khan. Ele era casado com uma princesa chinesa, o que explicava elementos da China, encontrados em Por-Bajin.

Porém, ao que tudo indica, o complexo é de 777, quando outro chefe governou. Foi ele Tengri Bögü Khan, um líder uigure que converteu seu povo ao maniqueísmo, movimento religioso que gerou muita resistência.

Visto isso, a hipótese mais provável é que Por-Bajin era um templo montado pelo soberano. "Isso se encaixa muito bem com as evidências arqueológicas", disse a pesquisadora Margot Kuitems, da Universidade de Groningen. "É provável que o complexo tenha sido construído como um mosteiro maniqueísta".


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W