Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mistério do Atlântico

Enigmática 'linha pontilhada' no fundo do Atlântico é descoberta

Buracos localizados em cordilheira aquática parecem ter sido escavados pelo homem, porém estão a centenas de metros de profundidade

Ingredi Brunato, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 30/07/2022, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Novas fotografias tiradas pelos pesquisadores - Divulgação/ NOAA Ocean Exploration
Novas fotografias tiradas pelos pesquisadores - Divulgação/ NOAA Ocean Exploration

A Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) do governo dos Estados Unidos fez uma publicação em sua conta oficial do Facebook na última segunda-feira, 25, em que convidou os seguidores a fornecerem suas hipóteses para como ocorreu a formação de uma série de buracos curiosos encontrados no piso oceânico do Atlântico. 

Os furos, que possuem mais ou menos o mesmo formato e estão separados por distâncias semelhantes, parecem criar uma linha reta pontilhada, despertando questionamentos. 

Observamos vários desses conjuntos lineares de buracos no sedimento. Esses buracos foram relatados anteriormente na região, mas sua origem permanece um mistério", afirmou o órgão de pesquisa na postagem. 

"Embora eles pareçam quase feitos pelo homem, as pequenas pilhas de sedimentos ao redor dos buracos fazem com que pareçam ter sido escavados por... alguma coisa", acrescentou. 

Além da mensagem enigmática, o NOAA compartilhou fotografias feitas em sua mais recente expedição marinha, ocorrida no sábado passado, 23. A pesquisa, que explorou profundidades de até 2,7 quilômetros, usou câmeras operadas de forma remota. 

Cadeia montanhosa aquática

As estranhas aberturas estão localizadas na Dorsal Meso-Atlântica, que é a maior cordilheira do mundo, e fica majoritariamente embaixo d'água. O local possui nada menos que 65 quilômetros de extensão, e surgiu há "apenas" 200 milhões de anos, o que é considerado recente na história geológica do planeta


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.