Notícias » Egito Antigo

Anterior aos faraós: cemitério colossal é encontrado no Egito. Confira imagens

Pesquisadores do governo egípcio encontraram uma série de tumbas de três períodos diferentes, todos anteriores às pirâmides

André Nogueira Publicado em 17/02/2020, às 16h22

Túmulo encontrado no Egito
Túmulo encontrado no Egito - Divulgação/Ministério de Antiguidades do Egito

Um enorme cemitério no norte do Egito foi revelado em escavações que identificara ate agora 83 sepulturas novas. Do período pré-dinástico, são tumbas anteriores aos faraós que estão ajudando os cientistas a compreender o mundo anterior às pirâmides.

Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

 

Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

 

A descoberta foi fruto do trabalho de prospecção de servidores do Conselho Supremo de Antiguidades, do governo, “durante escavações arqueológicas na região de Koam Al-Khiljan, na província de Daqahliya, no Egito”, segundo o jornal Egypt Independent.

Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

 

Os túmulos pertencem a três períodos pré-dinásticos diferentes, sendo a maioria das “sepulturas remonta à primeira metade do quarto milênio a.C., conhecida no Egito como a Civilização de Buto”. A conclusão foi possível a partir de itens funerários encontrados, em geral feitos à mão, como tigelas, jarros e ícones.

Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

 

Outros túmulos pertencem ao período Naqada III, principal referência no desenvolvimento da tradição funerária que culminou na construção das pirâmides no Reino Antigo. A partir desse conjunto social, nasceu também o estado complexo e unificado, marca do primeiro faraó, Menes.