Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Enorme mosaico romano é descoberto em antigo complexo de vilas na Espanha

Segundo os pesquisadores, este é um dos maiores mosaicos já descobertos na região

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/03/2021, às 13h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mosaico encontrado no sul da Espanha - Divulgação/Universidad de Jaen
Mosaico encontrado no sul da Espanha - Divulgação/Universidad de Jaen

Na pequena cidade de Rus, no sul da Espanha, pesquisadores identificaram um complexo de vilas romanas que foi denominado de El Altillo. As mais recentes escavações revelaram algo impressionante: um enorme mosaico romano. As informações são do Heritage Daily.

Uma equipe de arqueólogos da Universidade de Jaén foi responsável pela pesquisa, contando com o apoio do Ministério da Cultura e Patrimônio da Junta de Andalucía. As vilas romanas remontam ao século 4, mas foram ocupadas ao longo dos séculos 1 e 5.

O mosaico encontrado é um dos maiores já encontrados na região do sul da Espanha, conforme explicaram os especialistas. Ele tem proporções de 9 por 18 metros e apresenta desenhos geométricos e padrões guilhoché. 

Crédito: Divulgação/Universidad de Jaen

O presidente da Câmara Municipal de Rus, Manuel Hueso, afirmou: “Assumimos um compromisso muito determinado com o património de Rus, não só para valorizar o que consideramos ter potencial para divulgar a história do município, mas também para reescrever a história do olival na província”.

Além do mosaico, um cemitério, um forno de olaria para fazer ladrilhos e um moinho usado para produzir azeite foram encontrados durante as escavações que foram lideradas pelos arqueólogos Marcos Soto Civantos e José Luis Serrano Peña.