Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Xadrez

Enxadrista se manifesta após acusação de usar plug anal para trapacear

Hans Niemann, de 19 anos, venceu o campeão mundial Magnus Carlsen em jogo marcado por polêmicas

Redação Publicado em 21/09/2022, às 11h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Conforme noticiado mais cedo pela equipe do site do Aventuras na História, o enxadrista Hans Niemann, de 19 anos, foi acusado de trapacear para vencer o campeão mundial e melhor jogador de xadrez do mundoMagnus Carlsen, de 31 anos.

Há duas semanas, Niemann derrotou Carlsen em um torneio online. O mais novo episódio da confusão aconteceu na última segunda-feira, 19, quando Magnus abandou a partida contra Hans — algo que o campeão mundial jamais havia feito em sua carreira — depois de apenas dois movimentos. 

A fama de Hans Niemann, porém, não é recente. Quando tinha apenas 12 anos, ele próprio admitiu já ter usado maneiras ilícitas para superar seus adversários. Porém, agora, isso pode ter ido para um limite inimaginável. 

Um das grandes questões que envolve toda essa polêmica é simples: antes de qualquer partida oficial, todo enxadrista é revistado — algo feito justamente para identificar os trapaceiros. Mas como Hans burlou isso?

Segundo teorias que surgiram, conforme reportado pelo Estadão, o jovem estaria usando um plug anal com conexão wireless, o que lhe possibilitaria receber instruções codificadas por vibração — e ele analisaria essas vibrações como uma espécie de código morse.

Declaração oficial

Após toda a polêmica, Hans Niemann fez questão de ir a público esclarecer o episódio. Em entrevista ao The Guardian, ele negou as acusações e ainda propôs um desafio: 

Se eles quiserem que eu fique totalmente nu, eu fico. Eu não me importo. Porque eu sei que estou limpo. Você quer que eu jogue em uma caixa fechada com transmissão eletrônica zero, eu não me importo. Estou aqui para vencer e esse é o meu objetivo”, declarou.