Notícias » Arqueologia

Equipamento de artilharia do século 18 é encontrado em rio europeu

Segundo especialista, o artefato teria calibre suficiente para ser usado contra cidades e fortes

Ingredi Brunato Publicado em 26/11/2020, às 07h00

Fotografia do momento da descoberta
Fotografia do momento da descoberta - Divulgação/ Zaporizhstal

Recentemente, arqueólogos ucranianos encontraram uma carruagem do século 18 no rio Dniepre, que cruza não só o país dos pesquisadores, mas também a Rússia e Bielorússia. A descoberta foi divulgada pelo portal 112 Ucrânia, que cobre notícias da região. 

O item possuía 4,4 metros de comprimento, e após maiores análises foi percebido que se tratava de um carro de armas, um equipamento de artilharia poderoso durante os conflitos bélicos da Europa no século 18

Fotografia de um carro de armas / Crédito: Wikimedia Commons

 

"No início, pensamos que era uma parte do navio. Mas o elemento de construção nos fez perceber que era algo antigo. Durante uma pesquisa posterior, ficou claro que era um carro da armas com calibre possível de até 32 libras - algo que foi usado durante ataques a fortes e cidades”, comentou Valeriy Nefedov, que esteve envolvido na descoberta, em entrevista ao portal ucraniano. 

Os especialistas ainda acreditam que o artefato pode ser da época dos cossacos, um povo muito conhecido pela sua capacidade militar, que mais tarde se instalou no território russo. Uma das possíveis destinações para o carro de armas é um museu nacional. 

Sobre o século 18

O século 18 foi marcado por grandes transformações no pensamento da sociedade e nos meios de produção da Europa, tendo abrigado tanto o Iluminismo quanto a Primeira Revolução Industrial. Também não se pode esquecer a Revolução Francesa, que determinou o fim da monarquia na França, com a decapitação de Luís XVI e Maria Antonieta

Nas Américas, os Estados Unidos alcançaram sua independência da Inglaterra, elegendo  seu primeiro presidente, George Washington. Já no Brasil, ocorreu a exploração do ouro encontrado em Minas Gerais, assim como diversas insurreições famosas, tais como a Conjuração Baiana e a Inconfidência Mineira.