Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito

Escavação revela amuletos e estatuetas de escaravelhos dentro de sarcófago egípcio

A missão, em andamento desde 2018, trouxe à tona objetos raros de sumo sacerdote da 26ª dinastia

Alana Sousa Publicado em 12/10/2020, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos amuletos encontrados - Divulgação
Um dos amuletos encontrados - Divulgação

Arqueólogos encontraram amuletos e estatuetas de diferentes formas e tamanhos dentro do sarcófago de Djehuty Imhotep, um sumo sacerdote do deus Djehuty da 26ª Dinastia do Egito Antigo, que havia sido descoberto recentemente no sítio arqueológico Al-Ghoreifa em Minya.

Entre as muitas estátuas de escaravelhos, os pesquisadores também identificaram amuletos em formato de coração que representam a cabeça do deus Hator, além de figuras homenageando os quatro filhos do deus Hórus.

Achados no sarcófago egípcio / Crédito: Divulgação

Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades e líder da escavação, está no comando da missão desde 2018 e, desde então, já revelou para o público achados impressionantes, como tumbas de pessoas de poder e raras coleções funerárias.

Apesar da descoberta instigante, ainda há muito o que se escavar no sarcófago de Djehuty. “A missão removerá essas vigas no final desta semana para revelar o que está escondido dentro”, explica Waziri.