Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito Antigo

Escavação revela artefatos no depósito do templo do faraó Ramsés II

Materiais de construção como ferramentas e cerâmicas, e ainda placas gravadas com o nome do rei foram encontradas no local

Isabela Barreiros Publicado em 09/04/2020, às 07h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns dos artefatos encontrados no templo de Ramsés II - Ministério de Antiguidades do Egito
Alguns dos artefatos encontrados no templo de Ramsés II - Ministério de Antiguidades do Egito

Uma missão arqueológica realizada pela Universidade de Nova York (NYU) no templo de Ramsés II em Abydos, no Egito, revelou importantes artefatos dentro do depósito do mausoléu. As escavações descobriram materiais de construção, além de armazéns no local.

Um comunicado do Ministério de Antiguidades do país anunciou as descobertas. Segundo o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, foram escavadas placas com o nome do trono de Ramsés II pintadas em azul ou verde, ferramentas de construção feitas de cobre, vasos de cerâmica com inscrições hieráticas e pedras de amolar feitas de quartzito em formato oval.

Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

"A missão descobriu, na parte sudoeste do templo, modelos de placas gravadas nas cores azul e verde pelos nomes do rei, alguns materiais de construção, cerâmicas e algumas pedras de forma oval que foram enterradas em 1279 a.C. durante as cerimônias e rituais da fundação do templo", explicou Waziri.

Ainda foram encontrados por volta de 10 armazéns conectados ao templo. Feitas de tijolos de barro, as câmaras tinham o intuito de preservar as ferramentas de construção utilizadas para erguer o templo do importante faraó egípcio. Além disso, chegavam a funcionar também como celeiros e locais para ofertas de alimento.

Os arqueólogos da NYU ainda se depararam com outro achado: eles encontraram 12 cabeças e ossos de touros, provavelmente utilizados como sacrifício, datados do período ptolemaico. Foi possível observar ainda um esqueleto de touro enterrado sob o chão do templo.