Notícias » Arqueologia

Escavações em Pompeia revelam estrada pavimentada com calçada

A descoberta é mais uma peça para entender como eram sepultados os mortos próximos à necrópole de Porta Stabia

Vanessa Centamori Publicado em 25/06/2020, às 09h46

Sítio arqueológico de Pompéia, onde foi realizada a descoberta da estrada pavimentada
Sítio arqueológico de Pompéia, onde foi realizada a descoberta da estrada pavimentada - Divulgação/Parque Arqueológico de Pompéia

No sítio arqueológico de Pompeia, na região de Campânia, no sul da Itália, escavações revelaram uma antiga estrada pavimentada com calçada. Os pesquisadores acreditam que ela surgiu próxima à necrópole de Porta Stabia.

Estudos anteriores já tinham mostrado que Porta Stabia era um local de sepultamento de alto status. Havia em torno da área estradas que antes se alinhavam com vários túmulos. Para se ter uma ideia, duas tumbas foram descobertas em 2001, além da pavimentação de estradas cobertas por camadas de sedimentos e objetos em cerâmica. 

Dessa vez, uma nova estrada foi detectada após breves interrupções devido às medidas de prevenção contra o novo coronavírus. A volta às atividades normais no parque arqueológico ocorreu no dia 26 de maio. 

"Após a pausa causada pela emergência da Covid-19, as escavações da necrópole de Porta Stabia, que em breve será reaberta ao público, foram retomadas", confirmou ao site Archeology News Network, o superintendente do local, Massimo Ossana.