Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Escavações na necrópole de Saqqara revelam estátua do deus Nefertum

O artefato incrustado com pedras preciosas foi descoberto perto de uma coleção de caixões de madeira no Egito

Isabela Barreiros Publicado em 05/10/2020, às 14h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estatueta descoberta na escavação - Divulgação
Estatueta descoberta na escavação - Divulgação

Escavações realizadas atualmente no território da necrópole de Saqqara, localizada no Egito, estão revelando diversos artefatos importantes para entender mais sobre a história da região. Já foram descobertos inúmeros sarcófagos e tumbas secretas nos últimos dias.

No entanto, agora, o que os pesquisadores encontraram foi um objeto muito peculiar. Próximo de uma coleção de caixões feito de madeira datados da 26ª Dinastia, observados quase intactos, estava uma escultura que provavelmente representa um deus do Egito Antigo, mais especificamente Nefertum.

O projeto foi liderado pelo secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mostafa Waziri, e já encontrou mais estatuetas ao longo dos trabalhos realizados dentro de um cemitério de 11 metros de profundidade, localizado na importante necrópole.

Feito de bronze e com 35 centímetros de altura, o objeto está incrustado com pedras preciosas, como por exemplo ágata vermelha, turquesa e lápis-lazúli. Além disso, a estátua também possui um nome gravado: “Badi Amun", sacerdote da 26ª Dinastia.