Notícias » Roma Antiga

Escavações no Coliseu de Cartagena revelam câmara de gladiadores, até então, desconhecida

Projeto que documentava as estruturas do anfiteatro possibilitou a descoberta de local de cárcere de animais e escravos usados em batalhas

André Nogueira Publicado em 20/01/2020, às 07h30 - Atualizado às 07h55

Anfiteatro de Cartagena
Anfiteatro de Cartagena - Wikimedia Commons

Arqueólogos descobriram uma câmara nunca antes revelada onde eram encarcerados gladiadores escravizados, durante escavação do anfiteatro romano de Cartagena, na Espanha. Revelação possibilita um maior entendimento da sociedade local durante a Antiguidade Latina.

O projeto foi financiado pela prefeitura da cidade e pelo Ministério do Desenvolvimento do  país, que visavam a averiguação do lugar para uma reforma de conservação das paredes da estrutura, importante ponto turístico local.

Um relatório de repórter do jornal Murcia Today alegou que os cientistas responsáveis pela escavação documentaram a totalidade da estrutura do anfiteatro, o  que possibilitou a revelação dessa câmara de cárcere de animais e escravos usados nesses sangrentos shows empreendidos pelo Império. 


+Saiba mais sobre Império Romano:

Roma: A História De Um Império, de Greg Woolf (2017) - https://amzn.to/3aftLpL

Declínio e queda do Império Romano: Edição abreviada, de Edward Gibbon, Dero A. (2018) - https://amzn.to/30tEyYV

O Império Romano, de Pierre Grimal (2010) - https://amzn.to/3747XeU

Em nome de Roma, de Adrian Goldsworthy (2016) - https://amzn.to/364NVzP

SPQR - Uma História da Roma Antiga, de Mary Beard (2017) - https://amzn.to/35UghfS

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.