Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Absorventes

Escócia é país pioneiro na disponibilização gratuita de absorventes

Lei obriga instituições da Escócia a fornecerem absorventes obrigatoriamente à população

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 16/08/2022, às 20h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de absorventes - Foto de Karolina Grabowska no Pexels
Imagem meramente ilustrativa de absorventes - Foto de Karolina Grabowska no Pexels

A Escócia passará a ser o primeiro país a fornecer absorventes gratuitamente a quem necessite. A medida foi introduzida após a aprovação de uma lei em 2020, por unanimidade, a qual declara o acesso grátis aos artigos sanitários.

Autoridades locais e agentes educacionais da Escócia são obrigados a disponibilizar gratuitamente artigos sanitários à população, sob a nova Lei de Produtos Menstruais, que declara direito legal e livre acesso aos itens básicos necessários para a higiene e saúde menstrual. A Lei foi aprovada em novembro de 2020 pelo Parlamento em Edimburgo. 

Crise

De acordo com Shona Robison, secretária de Justiça Social, as pessoas no país têm de fazer "escolhas difíceis devido à crise do custo de vida".

"Prover acesso grátis a produtos menstruais é fundamental para a igualdade e a dignidade, e remove as barreiras financeiras em acessá-los", disse neste domingo, como repercutido pelo G1.

Em 2020, quando a Lei dos Produtos Menstruais foi aprovada, a primeira-ministra, Nicola Sturgeon, enalteceu a legislação pelo pioneirismo, enfatizando sua importância na vida de mulheres e adolescentes, no que tange aos direitos à saúde menstrual.

Para informações imediatas sobre os postos de distribuição mais próximos, o governo também apoiou a criação do aplicativo 'PickupMyPeriod', lançado pela iniciativa social 'Hey Girls'. 

"Estou grata a todas as jovens e meninas que foram essenciais em desenvolver os produtos para suprir as suas necessidades", disse Shona Robison.

O governo também aumentou as verbas das escolas para a saúde menstrual, implementou uma campanha de combate ao estigma em torno do tema e  patrocina um website educacional para empregadores.