Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Educação

Escola Comum abre processo seletivo para curso gratuito

Com 80 vagas disponíveis, o curso tem duração de oito meses e aborda direito, sociologia, história, economia e políticas públicas

Pamela Malva Publicado em 02/02/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ zapCulture
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ zapCulture

Fundada em 2016, a Escola Comum tem o objetivo de formar cidadãos, a fim de “construir um Brasil sustentável, mais justo, diverso, desenvolvido e democrático”. Pensando nisso, a instituição abriu, em 19 de janeiro, o mais novo processo seletivo para seu curso gratuito de formação política e cidadã, que contará com 80 vagas.

Destinado a jovens entre 16 e 19 anos, o curso será divido em em quatro módulos: Direito e Democracia, Laboratório de Políticas Públicas, Economia e Sustentabilidade e, por fim, Desafios Contemporâneos. Todos, de acordo com a instituição, foram desenvolvidos “a partir de uma metodologia pedagógica própria”.

Nesse sentido, a Escola Comum buscou criar um currículo com “competências fundamentais para a formação de lideranças jovens que compreendam os desafios brasileiros e suas complexidades”. Os quatro módulos, então, serão distribuídos entre março e dezembro de 2022, com as aulas sendo iniciadas em 05 de março.

Módulos do curso de 2022 da Escola Comum / Crédito: Divulgação/ Escola Comum

Inscrições e critérios

Jovens de todas as regiões do Brasil podem se inscrever para o curso, já que as aulas serão presenciais para habitantes da Região Metropolitana de São Paulo, e virtuais para os alunos de outros estados — todas, no entanto, com a mesma grade curricular. Dessa forma, conexão regular à internet também é um critério da seleção para o curso.

É importante, no entanto, que os jovens interessados na oportunidade estejam estudando, ou tenham concluído o Ensino Médio — ou equivalente — na rede pública de educação. Ainda mais, segundo a Escola Comum, o curso é destinado apenas para jovens cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos (R$3.300) por mês.

Turmas disponíveis no curso / Crédito: Divulgação/ Escola Comum

Com inscrições abertas até 11 de fevereiro, o processo seletivo deve ocorrer em duas etapas. Uma vez aprovados na primeira fase, em uma análise do Comitê Avaliador, os selecionados passarão por entrevistas (entre 18 e 23 de fevereiro). A divulgação dos resultados, então, ocorrerá no dia 25 de fevereiro, no site da Escola Comum.


Se você tem interesse em participar do processo seletivo para o curso gratuito da Escola Comum de 2022, pode realizar sua inscrição clicando aqui! Caso surjam mais dúvidas, escreva para info@escolacomum.org ou envie um WhatsApp para (11) 97443-3728.