Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coronavírus

Escritor analisa as drásticas consequências geradas pela crise da Covid-19 no Brasil em obra

“A assunção do imperativo da bolsa no lugar do imperativo da vida, por alguns governantes, implicou em um ato perverso e cruel", revela o psicanalista Joel Birman na obra O trauma na pandemia do Coronavírus

Victória Gearini Publicado em 27/01/2021, às 16h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

A partir da perspectiva brasileira, a obra O trauma na pandemia do Coronavírus, do psicanalista Joel Birman reflete os impactos da crise gerada pela Covid-19. Recém-lançado pela Editora Civilização Brasileira, o livro aborda, ainda, as dimensões políticas, econômicas, sociais, ecológicas, culturais, científicas e éticas no atual cenário global.

Por meio de uma pesquisa minuciosa, o autor descreve as diferentes consequências psíquicas causadas pelo trauma da crise humanitária que atualmente assola o mundo. Conforme aponta o especialista em sua obra, esta catástrofe de escala global está intimamente relacionada a questões subjetivas e nacionais de cada nação.

[Colocar ALT]
O trauma na pandemia do Coronavírus, de Joel Birman (2020) / Crédito: Divulgação / Editora Civilização Brasileira

Joel fez um ensaio com uma síntese factual da pandemia no Brasil e traz um precioso estudo psicanalítico sobre a repercussão em termos da dimensão catástrofe/trauma. Decerto, irá servir sobretudo para proporcionar sentidos capazes de viabilizar formas consistentes para decifrar as razões de sofrimentos subjetivos provocados pelos enigmas cotidianos de cada dia”, disse Luís David Castiel, professor e pesquisador do Departamento de Epidemiologia da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz.

Embora o escritor mostra como a pandemia do coronavírus foi capaz de afetar a sociedade como um todo, ele enfatiza em específico o cenário político e social que a população brasileira está inserida atualmente.

“A assunção do imperativo da bolsa no lugar do imperativo da vida, por alguns governantes, implicou em um ato perverso e cruel. De acordo com seus cálculos políticos e eleitorais, preferiram sacrificar milhares de vidas e empilhar os cadáveres dos seus cidadãos a se importar com o que é de fato digno de valor: a vida de cada um, em sua singularidade inigualável e incomparável", trecho retirado de O trauma na pandemia do Coronavírus (2020).

Disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum, em suma, esta obra trata-se uma análise fundamental para quem deseja compreender o atual cenário que a sociedade brasileira está inserida.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Joel Birman disponíveis na Amazon:

O trauma na pandemia do Coronavírus, de Joel Birman (2020) - https://amzn.to/2YhjPaK

Mal-estar na atualidade, de Joel Birman (2019) - https://amzn.to/39lB9le

As pulsões e seus destinos, de Joel Birman (2009) - https://amzn.to/3r1CbJd

O sujeito na contemporaneidade, de Joel Birman (2020) - https://amzn.to/3sVAPBk

Guerra, Catástrofe e Risco, de Joel Birman (2018) - https://amzn.to/3qTsj47

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W