Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Escultura que pode ser sido roubada de museu na Líbia é apreendida em Porto Alegre

Uma obra de arte que foi roubada de museu em 1990, pode ter sido finalmente encontrada. Confira!

Giovanna Gomes, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 04/08/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A obra pode ter sido roubada do museu da Líbia - Divulgação/vídeo/SBT
A obra pode ter sido roubada do museu da Líbia - Divulgação/vídeo/SBT

De acordo com o site SBT, na manhã de quinta-feira, 29, a Polícia Federal de Porto Alegre apreendeu uma escultura em mármore que pode ter sido roubada de um museu na Líbia, no ano de 1990.

A obra, que representa a cabeça de Esculápio, o deus grego da medicina e da cura, é datada de 400 a.C. A escultura foi comprada por um homem pela internet. Depois que a interpol de Trípoli realizou uma solicitação, um mandado de busca e apreensão foi cumprido.

Conforme informações divulgadas pela Polícia Federal, a peça foi retida pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo, e permaneceu na alfândega entre os meses de fevereiro e setembro de 2020.

Contudo, como o comprador apresentou os documentos que comprovavam a importação, a obra acabou sendo liberada. Agora, uma perícia deverá ser realizada para confirmar se a escultura é ou não a peça roubada da Líbia. Caso positivo, ela será encaminhada de volta ao museu.

Confira o vídeo!