Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Eslováquia

Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência

O premier Robert Fico foi atingido por cinco tiros na tarde de quarta-feira, 15, após sair de uma reunião no centro do país; entenda!

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico - Getty Imagens
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico - Getty Imagens

Neste sábado, 18, o tribunal criminal de Pezinok decidiu manter a prisão preventiva do suspeito pela tentativa de assassinato do primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, informou um porta-voz à AFP.

O acusado, identificado pela imprensa eslovaca como o poeta Juraj Cintula, de 71 anos,disparou cinco tiros contra o premier na última semana. Dois dias depois, um promotor solicitou a prisão preventiva do idoso, que foi acusado de tentativa de assassinato premeditada.

Fico passou por duas cirurgias e, de acordo com a ministra da Saúde, Zuzana Dolinkova, seu prognóstico é "positivo". A prisão preventiva foi mantida devido ao "temor de uma possível fuga ou da continuidade da atividade criminosa", declarou Katarina Kudjakova, porta-voz do tribunal penal de Pezinok, ao norte de Bratislava.

Mais cedo, um jornalista da AFP relatou que vários carros de polícia entraram nas instalações do tribunal. O canal de notícias eslovaco TA3 também informou que o suspeito foi levado para sua primeira audiência, segundo o portal O Globo.

Após os tiros

Robert Fico foi atingido por cinco tiros na tarde de quarta-feira, 15, após sair de uma reunião de Gabinete em Handlova, no centro da Eslováquia. Um disparo atingiu seu abdômen e outro, uma articulação no braço. Ele foi inicialmente levado a um hospital da cidade e, em seguida, transferido de helicóptero para outra unidade, onde foi submetido a cirurgia.

A cirurgia de ontem [sexta-feira], que durou duas horas, contribuiu para um prognóstico positivo do estado de saúde do primeiro-ministro”, afirmou a ministra da Saúde aos repórteres da agência neste sábado.

Na sexta-feira, 17, a diretora do hospital Roosevelt em Banska Bystrica, Miriam Lapunikova, disse para a imprensa local que Fico estava "consciente" e sua condição era "estável", mas ele ainda estava em "tratamento intensivo". A diretora ressaltou que a condição do premier "é realmente grave".