Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Espada “completamente única” de 3 mil anos é descoberta em oferenda na Dinamarca

O artefato raríssimo data da Idade do Bronze e está bem conservado

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/03/2021, às 13h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espada encontrada na Dinamarca - Divulgação/Museus da cidade de Odense
Espada encontrada na Dinamarca - Divulgação/Museus da cidade de Odense

Escavações realizadas por arqueólogos dos museus da cidade de Odense, no sul da Dinamarca, no vilarejo de Håre, na ilha de Funen, revelaram uma descoberta impressionante. Os pesquisadores encontraram uma espada rara. As informações são do portal Heritage Daily.

Os especialistas acreditam que o artefato notável date da Fase 4 da Idade do Bronze, ou seja, mais ou menos 3 mil anos atrás. No entanto, a espada ainda passará por um teste de datação por carbono 14 para definir de fato essa idade.

Crédito: Divulgação/Museus da cidade de Odense

O próprio local onde o item foi encontrado já era curioso. A espada estava pousada no que os pesquisadores acreditam ser uma oferenda cerimonial, colocada em um fosso antigo envolto em fibras de bastão. Ela também está em um bom estado de conservação.

Para o inspetor-chefe da pesquisa que resultou na descoberta, Jesper Hansen, a espada ornamentada é “completamente única”. Ela possui um cabo feito de madeira, chifre e tacha enrolada e pesa aproximadamente 1,3 kg.