Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Espada viking de 1,1 mil anos é encontrada em túmulo na Noruega

A arma milenar estava no terreno de uma fazenda, que costumava ser um cemitério da Era Viking

Vanessa Centamori Publicado em 27/08/2020, às 09h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pesquisadora e espada viking - Museu da Universidade NTNU / Divulgação
Pesquisadora e espada viking - Museu da Universidade NTNU / Divulgação

Na Noruega, pesquisadores encontraram uma espada viking de 1,1 mil anos, que data aproximadamente dos anos 800 e 900. O objeto, que estava em um terreno de uma fazenda, pertenceu a um guerreiro da vila de Vinjeøra, ao sul do condado de Trøndelag.

“O fato de ele ter sido enterrado com um conjunto completo de armas nos diz que ele era um guerreiro, e na época dos viking e no início da Idade Média, a maioria dos guerreiros eram homens livres que possuíam suas próprias fazendas”, contou em comunicado, Raymond Sauvage, um arqueólogo do Museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU).

Sauvage e os outros membros de sua equipe acreditam que a fazenda onde estava a arma costumava ser um cemitério da época dos Vikings. “A lei na Idade Média ditava que o fazendeiro deveria adquirir armamento. Primeiro, você precisava obter um machado e um escudo e, eventualmente, também uma lança e uma espada”, observou o especialista.

A espada viking / Crédito: Museu da Universidade NTNU / Divulgação

Além disso, outro fato curioso é que a espada — de modo incoerente com um costume viking — estava do lado esquerdo do corpo do guerreiro. O utensílio normalmente era colocado no lado direito. Sauvage supõe que a tradição ocorria pois se acreditava que "os mundos subterrâneos para os quais você iria após a morte são a imagem espelhada do mundo superior”.

Mas o que significa quando a espada está do lado esquerdo do guerreiro? “Talvez ele fosse canhoto, e eles levaram isso em consideração para a vida após a morte? É difícil dizer", comentou o arqueólogo. 


+Saiba mais sobre os vikings por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Dicionário de História e Cultura da Era Viking, de Johnni Langer (2018) - https://amzn.to/2WJGieJ

Vikings: Noite Em Valhala, de Eduardo Kasse (2019) - https://amzn.to/2WIRXKM

Abominação: Os vikings estão chegando, de Gary Whitta (2017) - https://amzn.to/2WLCzxA

Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman (2017) - https://amzn.to/34yTVjT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W