Notícias » Egito

Espanha devolve 36 artefatos arqueológicos roubados do Egito

A devolução se deu na última segunda-feira, 20

Redação Publicado em 21/12/2021, às 12h42

Artefatos devolvidos ao Egito
Artefatos devolvidos ao Egito - Divulgação / Instagram / @culturagob

Autoridades egípcias receberam, na última segunda-feira, 20, dezenas de artefatos antigos que haviam sido roubados ao longo dos anos. A ação foi promovida pela Espanha, que devolveu 36 antiguidades que incluem estatuetas de deuses e potes de milhares de anos.

Os artefatos foram retirados de sítios arqueológicos de maneira ilegal e levados à Europa por contrabandistas. Eles foram apreendidos em território espanhol após uma investigação, no ano de 2014. Entre os objetos históricos estavam uma escultura da cabeça do leão da deusa Sekhmet, feita em granito.

De acordo com informações do UOL, os itens, que muito provavelmente foram saqueados das regiões de Saqqara e Mit Rahina, foram avaliados em mais de 150 mil euros.

Segundo a fonte, Youssef Diaeldin Mekkawy, o embaixador do Egito na Espanha, os recebeu durante cerimônia realizada no Museu Nacional de Arqueologia de Madri.

"A recuperação destas 36 peças arqueológicas é uma operação de sucesso que já dura anos, uma operação coordenada entre autoridades egípcias e espanholas", declarou Mekkawy na ocasião.