Notícias » Bizarro

Especialista acredita que morsa do Ártico 'tirou cochilo' em iceberg e acordou no litoral da Irlanda

A cena foi registrada em vídeo amador e é o primeiro caso confirmado da presença do animal em águas do país europeu

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/03/2021, às 09h41

Morsa deitada sobre rocha em praia irlandesa
Morsa deitada sobre rocha em praia irlandesa - Divulgação/Seán Mac An Tsíthigh/Twitter

Enquanto observava as águas da Ilha Valentia, em County Kerry, litoral irlandês, a pequena Muireann Houlihan, de 5 anos, observou um estranho animal se movendo de longe, alertando o pai, Alan.

Inicialmente cogitando ser uma foca, o homem se surpreendeu ao ver as o tamanho e presas do animal, confirmando que tratava-se de uma morsa, como contou ao IrishCentral.

A descoberta chama atenção; não havia evidências concretas de passagens do animal desde a década de 1980. Além disso, são animais caraterísticos do Circuito Polar Ártico. A chegada, de acordo com o biólogo marinho Kevin Flannery, poderia ter acontecido em uma ocasião ainda mais bizarra.

"Eu diria que o que aconteceu foi que ele adormeceu em um iceberg e adormeceu, e então foi longe demais, no meio do Atlântico ou em algum lugar assim, possivelmente na Groenlândia. [...] Depois de viajar milhares de quilômetros, a morsa provavelmente está exausta e com fome”, disse o especialista ao jornal The Independent.

Ele acrescentou que a corrente do Golfo pode ter auxiliado na chegada do animal na ilha, que está em observação desde a sua descoberta no último domingo, 14. Após ser alimentado e descansado, deve ser devolvido a vida marinha.

Veja a gravação feita por Alan Houlihan após o avistamento: