Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Especialistas criam cubo de gelo que não derrete

A invenção tem o potencial de transformar a maneira como refrigeramos alimentos

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/12/2021, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do cubo de gelo citado - Divulgação/ Youtube/ UC Davis
Fotografia do cubo de gelo citado - Divulgação/ Youtube/ UC Davis

Um time de pesquisadores da Universidade da Califórnia criou um produto revolucionário: cubos de gelo que não derretem, sendo, portanto, reutilizáveis.

O produto criado pelos pesquisadores é rígido quando gelado, e adquire uma consistência gelatinosa após ter passado à temperatura ambiente.

Entre um uso e outro, ele deve ser armazenado em um freezer. 

 Você pode usá-lo por 13 horas para resfriar, coletar, enxaguar com água e colocá-lo no freezer para congelar novamente para o próximo uso”, explicou Gang Sun, professor de engenharia biológica, em conversa com o site Phys. 

Esse novo tipo de gelo, a despeito de suas características diferenciadas, ainda é majoritariamente composto de água: 90% dele é água, e os 10% restantes são uma mistura de materiais que permitem suas propriedades inusitadas. 

O projeto vanguardista foi descrito em um estudo publicado na revista científica "American Chemical Society, Sustainable Chemistry & Engineering". 

Assim como sugere o nome da publicação, que é focada em "química sustentável", um detalhe interessante a respeito da invenção é que ela é compostável, de forma que, quando finalmente for jogada fora, não poluirá o meio ambiente. 

“Esses cubos reutilizáveis ​​podem ser produzidos ou cortados em qualquer formato e tamanho necessários”, afirmou Jiahan Zou, uma das pesquisadoras envolvidas no estudo, em um vídeo da UC Davis. 

Por fim, os cubos de gelo ainda foram projetados com materiais antimicrobianos e que evitam a contaminação cruzada, uma característica que garante que a reutilização do produto não cause problemas sanitários. 

Confira abaixo um vídeo que mostra a invenção: