Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Caramujo

Espécie de caramujo vinda da África se torna ameaça na Flórida

Autoridades da Flórida criam operações para erradicar o caramujo que pode causar doença

Redação Publicado em 27/07/2022, às 14h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espécie de caramujo gigante da África preocupa autoridades da Flórida - Foto de claude alleva no Pixabay
Espécie de caramujo gigante da África preocupa autoridades da Flórida - Foto de claude alleva no Pixabay

Um molusco originário da África Ocidental está causando dor de cabeça para as autoridades na Flórida. O caramujo-gigante-africano é uma ameaça para os humanos e obrigou a criação de uma operação para erradicá-lo. Cerca de 1.200 animais da espécie foram encontrados na região de New Port Richey. 

O caramujo-gigante-africano é uma praga agrícola que se alimenta de 500 tipos diferentes de plantas, como relatado pela Folha de S.Paulo. Com ajuda de cães rastreadores e do pesticida metaldeído — inofensivo para humanos e animais — estão sendo feitos esforços para a erradicação do molusco.

A espécie foi detectada na cidade de New Port Richey. Desde 23 de junho, os funcionários do Departamento de Agricultura da Flórida, percorrem os jardins da cidade para localizar os caramujos — que se reproduzem em grande velocidade, podendo botar 2.000 ovos por ano. 

Perigo de meningite

O moluco carrega o verme pulmonar do rato consigo, que causa meningite em humanos. Os caramujos chegam aos pulmões desses roedores depois de ingeridos e então o verme se espalha através da tosse dos ratos.

Se ingerido por um humano, o verme vai para o tronco cerebral, causando meningite. O caramujo-gigante-africano já foi erradicado outras duas vezez na Flórida, uma em 1975 e outra no ano passado, processo que demorou 10 anos e exigiu um investimento de US$ 23 milhões.

Como aponta a agência AFP, acredita-se que o animal tenha chegado da África à Flórida, no sudoeste dos Estados Unidos, através de uma pessoa que o trouxe para mantê-lo como animal de estimação. 


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.