Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Indonésia

Espécie peculiar de lagarto é vista pela primeira vez em mais de 100 anos

Estudiosos costumam chamar o animal raro da Indonésia de lagarto com chifre no nariz, devido à sua aparência diferente

Penélope Coelho Publicado em 12/06/2020, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do lagarto com chifre no nariz - Divulgação
Fotografia do lagarto com chifre no nariz - Divulgação

Conhecido pelo nome científico de Harpesaurus modiglianii, essa espécie incomum de lagarto foi descoberta pela primeira — e até então única, aparição na Indonésia, há 130 anos atrás.

O lagarto com chifre no nariz chamou a atenção do pesquisador italiano Elio Modigliani, por sua fisionomia e foi apelidado de lagarto com chifre no nariz, devido a protuberância em cima da narina do animal.

Após esse registro feito há mais de 100 anos atrás, o réptil nunca mais tinha sido visto. Segundo uma pesquisa publicada na edição de maio de 2020 da revista científica The Journal of Asian Biodiversity, isso mudou.

O biólogo indonésio Chairunas Adha Putra avistou o lagarto quando estava em uma expedição com o foco em aves, em Sumatra, na Indonésia, no ano de 2018. O homem encontrou o animal já morto e através de pesquisas realizadas com a ajuda do cientista Thasun Amarasinghe, o biólogo chegou à conclusão que o lagarto era da mesma espécie que havia sido descrita por Modigliani, há anos atrás.

Investigações

Intrigado com a descoberta, Putra voltou ao local na esperança de achar um lagarto vivo, e assim o fez. Passou dias observando o animal que encontrou na ilha de Sumatra e escreveu alguns registros sobre a espécie, além de observar o comportamento do bicho.

Além do chifre no nariz, o cientista alegou que essa rara espécie também possui outras características peculiares: como sua cor chamativa em um tom de verde limão e a ótima capacidade de camuflagem.

Contudo, a descoberta deixou alguns biólogos preocupados com o futuro do Harpesaurus modiglianii, além de já serem raríssimos, os répteis estão localizados em uma região da Indonésia que vêm sofrendo muito com o desmatamento.