Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

"Espelho mágico" que revela imagem de Buda é exposto em museu nos Estados Unidos

Espelho do século 16 que revela a imagem de Buda será exposto no Museu de Arte de Cincinnati

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/07/2022, às 16h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espelho exposto em museu revela a imagem de Buda - Divulgação/Museu de Arte de Cincinnati
Espelho exposto em museu revela a imagem de Buda - Divulgação/Museu de Arte de Cincinnati

Um “espelho mágico” será exposto no Museu de Arte de Cincinnati, nos Estados Unidos. O objeto que revela a imagem de Budaquando iluminado foi descoberto por uma pesquisadora na China.

O espelho de bronze do século 16 foi descoberto pela curadora Dr. Hou-mei Sung, enquanto realizava uma pesquisa. Criado na China durante a dinastia Han, quando iluminado, ele revela a imagem de um Budacercado por raios de luz emanados.

Objetos como esse são raros de serem encontrados. Além desse, apenas outros dois artefatos semelhantes são conhecidos: os espelhos japoneses, fabricados no período Edo, encontrados um no Museu Nacional de Tóquio, no Japão, e outro no Museu Metropolitano de Arte (MET), em Nova York.

Espelho, espelho meu

O "espelho mágico", "transparente" ou "penetrante de luz", foi encontrado durante uma pesquisa sobre uma obra de arte antiga presente na coleção do Museu de Arte de Cincinnati desde 1961.

Objetos como esse foram fabricados pela primeira vez durante a Dinastia Han, que durou desde 202 a.C. até 220 d.C. A imagem de Buda é revelada sobre condições especiais de iluminação, ou seja, os espelhos parecem transparentes, mas quando a luz é projetada sobre eles, revelam imagens de personagens ou um desenho decorativo.

“Este é um tesouro nacional para a China, e temos muita sorte de ter redescoberto esse objeto raro e exposto em Cincinnati”, disse Hou-mei Sung, em nota. 

A frente da descoberta é uma superfície refletiva polida, enquanto que a parte de trás possui gravados os caracteres 南無阿彌陀佛, que significam o nome do Buda Amitābha, de acordo com a revista Galileu.