Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Espuma tóxica cobre rio usado em festival religioso na Índia

Devotos hindus se banharam nas águas do Yamuna, mesmo com possíveis riscos à saúde

Paola Orlovas, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 11/11/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Devotos no rio Yamuna - Getty Images
Devotos no rio Yamuna - Getty Images

Uma espuma tóxica se espalhou por diferentes partes de um afluente do sagrado Rio Ganges, na última quarta-feira, 10. Devotos hindus se reuniram nas águas, como de costume, para celebrar um festival religioso, mesmo com possíveis riscos à saúde. 

A espuma está localizada em trechos do rio Yamuna, perto da capital da Índia. Com uma coloração branca, e contendo níveis altos de amônia e fosfatos, ela foi formada pela mistura de esgoto com resíduos industriais. As informações são da CNN Brasil.

A poluição da água, que serviria também para orar, chegou junto com o festival do feriado sagrado de Chhath Puja, que se dedica ao deus do sol Suria, tido como criador do universo pelos hindus.

Mas não foram todos os devotos que se banharam nas águas poluídas do rio Yamuna sem ter consciência do que está acontecendo: a devota Gunjan Devi explicou à Reuters, na última terça-feira, 9, a razão pela qual se viu obrigada a entrar na água:

A água é extremamente suja, mas não temos muitas opções. É um ritual tomar banho em um corpo d’água, então viemos aqui para tomar banho”, disse ela.