Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Esqueleto enterrado de maneira atípica é encontrado em um dos maiores cemitérios medievais da Escócia

Sob centenas de covas, estava uma vala autônoma muito antiga, que continha uma mulher agachada, virada para sudoeste

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 31/01/2021, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O esqueleto descoberto na Escócia - Divulgação - City of Edinburgh Council
O esqueleto descoberto na Escócia - Divulgação - City of Edinburgh Council

Escavações estão sendo realizadas ao longo da da Constitution Street em Leith, Edimburgo, na Escócia, desde 2008. Desde então, foram descobertos 380 sepultamentos datando do começo do século 14 até 1650. Recentemente, mais 359 esqueletos foram identificados.

Essas descobertas tornaram o local de maior número de enterros encontrados em um cemitério, ou seja, um dos um dos maiores cemitérios medievais da Escócia, e o de maior conjunto medieval de esqueletos de Edimburgo. 

Embora essa já seja uma notícia impressionante, os arqueólogos identificaram algo ainda mais curioso. Sob o cemitério identificado, estava uma cova autônoma de 10 metros de largura e de 3 a 4 metros de profundidade. Ela trazia apenas um esqueleto, colocado em seu centro.

Crédito: Divulgação - City of Edinburgh Council

A grande vala foi completamente selada pelo cemitério, que foi construído acima dele anos depois. Segundo os pesquisadores, é provável que o esqueleto seja de uma mulher, baseando-se nas características morfológicas do corpo, remontando a um período anterior ao século 14, quando as covas superiores foram adicionadas.

Uma característica curiosa do esqueleto é que ele foi posicionado de uma maneira incomum: a mulher foi colocada agachada, virada para sudoeste. Geralmente, os restos mortais eram direcionados de oeste para leste, conforme a posição supina cristã. 

A conclusão foi a de que ele não apresentava nenhum aspecto similar a outras características medievais já encontradas. Os especialistas envolvidos farão mais estudos no local para tentar desvendar os mistérios do esqueleto e sua cova.