Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Esqueleto no fundo do oceano causa mistério entre pesquisadores

O animal não foi identificado por especialistas, que sugerem hipóteses curiosas para explicar o enigma

Alana Sousa Publicado em 17/05/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do esqueleto misterioso no fundo do oceano - Divulgação/Youtube/Deborah Hatswell
Imagem do esqueleto misterioso no fundo do oceano - Divulgação/Youtube/Deborah Hatswell

Desde 2017, foi encontrado um esqueleto misterioso que descansa no fundo do oceano sem deixar rastros de qual espécie pertence. Mergulhadores do mundo inteiro tentaram resolver o enigma, que parece estar longe de ter um fim. Agora, foi a vez de a pesquisadora Deborah Hatswell comentar sobre o tema insólito.

Uma filmagem mostra uma longa coluna vertebral, que está alocada retamente no fundo do mar; a ossada mede impressionantes 30 metros de comprimento. As características, no entanto, não combinam com nenhuma espécie conhecida, explica Hatswell, em entrevista repercutida pelo Daily Star.

“As dimensões do esqueleto no vídeo não se ajustam ao tamanho normal para qualquer vida marinha na área”, disse a especialista. “Uma baleia tem três lâminas em seus ossos espinhais, cada uma com uma distância de 120 graus uma da outra e essa criatura parece ter apenas duas”.

Hatswell conta ainda que sua pesquisa não mostrou nenhum animal marinho que tivesse os mesmo aspectos do esqueleto misterioso. “Eu verifiquei mamíferos marinhos vivos e cheguei a menos de 30 metros. Eu dei uma olhada nos suspeitos de sempre - baleias, remos e cobras marinhas”.

O mergulhador que capturou as imagens sugere que o esqueleto é antigo: “Vi muitas ânforas de argila saindo da lama e elas estão lá potencialmente há mil anos”. As hipóteses para explicar a origem da ossada são instigantes, apesar de não serem provadas.

As teses contemplam cobras gigantes, Regalecidae — uma espécie de peixe comprido —, Tilossauro, animal que viveu durante o Cretáceo superior e, ainda, um bicho totalmente desconhecido.