Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Esqueleto persa enterrado com ponta de lança descoberto no Irã

O morto teria sido habitante de uma das maiores potências da Pérsia Antiga

Ingredi Brunato Publicado em 28/09/2020, às 17h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de túmulo aberto. - Divulgação/ Tehran
Fotografia de túmulo aberto. - Divulgação/ Tehran

Uma escavação próxima à uma barragem no condado de Sarvabad, no Irã, descobriu um túmulo que os pesquisadores especularam pertencer ao Império Parta (247 aC - 224 dC), uma grande potência político-cultural da Pérsia Antiga. 

A pesquisa foi foi supervisionada pelo Instituto de Pesquisa de Patrimônio Cultural e Turismo. Dentro do túmulo foram encontrados não só um esqueleto, mas também uma ponta de lança, que provavelmente pertencia ao morto. 

“Abaixo das costelas, o corpo parece ter pertencido a uma pessoa que morreu em decorrência de ferimentos”, comentou o arqueólogo Shokouh Khosravi, que liderou a escavação. 

O especialista ainda explicou que na tradição de sepultamento parta, o morto era colocado dentro de dois jarros gigantes de barro, que desempenhariam, portanto, o mesmo papel dos caixões que são usados em enterros atuais.