Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estrela

Essa foto realmente mostra uma famosa estrela? Cientista responde

No Twitter, um cientista fez uma brincadeira envolvendo divulgação científica

Redação Publicado em 08/08/2022, às 09h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem divulgada pelo cientista no Twitter - Divulgação/Twitter/@EtienneKlein
Imagem divulgada pelo cientista no Twitter - Divulgação/Twitter/@EtienneKlein

Um cientista francês publicou em seu perfil no Twitter uma foto do que afirmou ser uma famosa estrela e, algum tempo depois, revelou que, na verdade, se tratava de algo menos “astronômico” que isso.

Etienne Klein, diretor no Comissariado de Energia Atômica e Energias Alternativas da França, explicou mais tarde que a imagem mostrava nada mais nada menos que um chouriço, como é chamado um embutido tradicional na charcutaria espanhola.

No post anterior, o especialista havia afirmado que aquela era a Proxima Centauri, a estrela conhecida por estar mais próxima do Sol, a 4,2 anos-luz de distância. Ele ainda comemorou os detalhes da fotografia, que supostamente teria sido tirada pelo telescópio James Webb.

Segundo o portal F5, não demorou muito para que a imagem viralizasse na rede social e alcançasse milhares de curtidas e retweets — ainda que como uma “fake news”. Foi quando o cientista voltou para revelar do que realmente se tratava.

Chouriço

"De acordo com a cosmologia contemporânea, nenhum objeto pertencente à charcutaria espanhola existe em qualquer lugar, exceto na Terra", brincou Klein no Twitter.

Embora o cientista tenha tentado explicar que tudo não passava de uma brincadeira, ele precisou esclarecer a situação após receber algumas críticas: "Em vista de alguns comentários, sinto-me obrigado a esclarecer que este tweet mostrando uma suposta foto de Proxima Centauri foi uma brincadeira".

"Aprendamos a ter cuidado com os argumentos da autoridade tanto quanto com a eloquência espontânea de certas imagens...", afirmou, acrescentando que internautas devem sempre se atentar com as fontes de informação, ainda que sejam aparentemente especialistas.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.