Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, está próximo de extinguir a pena de morte

Com recorde de mortes no país pela medida, o local planeja mudar a legislação

Larissa Lopes, com supervisão de Penélope Coelho Publicado em 06/02/2021, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de uma prisão - Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de uma prisão - Pixabay

Ontem, 5, o estado americano da Virgínia avançou no processo para acabar com a pena de morte. Trata-se do estado que mais executou prisioneiros na história dos Estados Unidos, cerca de 1.390 pessoas segundo o Death Penalty Information Center. As informações são da agência de notícias AFP e foram divulgadas pelo UOL

A Câmara dos Delegados — de maioria democrata — terminou na última sexta-feira, 5, com 57 votos a favor e 41 contra a lei que derrubaria a pena de morte na região. "Um passo histórico em direção a um sistema de justiça mais igualitário", avaliou Eileen Filler-Corn, líder democrata da Câmara.

Na quarta-feira, 03, o Senado aprovou um projeto de lei relacionado à pena de morte, porém, com outra formulação. Para oficializar a decisão, os dois textos têm de ser compatíveis e assim podem ser apresentados ao governador democrataRalph Northam — que afirmou anteriormente que deve assinar a lei. 

22 estados norte-americanos já aboliram a medida, e outros três, como: Califórnia, Oregon e Pensilvânia, estão na chamada moratória, ou seja, uma espécie de suspensão da ação.