Black Friday Amazon 2021
Notícias » Estados Unidos

Estados Unidos tem número recorde de mortes por overdose em um ano

O dado é mais um sintoma da crise crescente de abuso de opioides vivido pelo país

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 18/11/2021, às 18h00

Fotografia meramente ilustrativa
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ stevepb

Um total de 100.306 norte-americanos morreram devido à overdoses entre abril de 2020 e o mesmo mês de 2021, conforme revelou um levantamento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país.

O número preocupante foi divulgado nesta quinta-feira, 18, e, infelizmente, é um recorde na história da nação, que nunca antes havia ultrapassado 100 mil óbitos. Só em relação aos dados do período anterior, ocorreu um aumento de 28,5%.

O alerta em relação ao problema das drogas nos Estados Unidos alcançou a Casa Branca, de forma que o presidente Joe Biden chegou a divulgar um comunicado a respeito. 

A todas as famílias que choraram por um ente querido e a todas as pessoas que enfrentam o vício ou estão em recuperação: vocês estão em nossos corações", afirmou Biden, segundo o UOL.

Ainda de acordo com os dados da instituição norte-americana, a maior parte das vítimas de overdose eram homens entre 25 e 54 anos. Ainda mais, as drogas responsáveis pela maior parte desses episódios foram os opioides, com destaque para os sintéticos, como o fentanil — que, inclusive, causou a overdose de Demi Lovato em meados de 2018.