Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Estados Unidos testam míssil após romper tratado com a Rússia

Com o sucesso do lançamento, Pentágono afirmou que desenvolverá equipamentos parecidos

Isabela Barreiros Publicado em 19/08/2019, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lançamento de míssil em conjunto dos Estados Unidos e Israel - Crédito: Reprodução
Lançamento de míssil em conjunto dos Estados Unidos e Israel - Crédito: Reprodução

No dia 2 de agosto, Estados Unidos e Rússia desfizeram o tratado de Armas Nucleares de Alcance Intermediário (sigla INF, em inglês). No último domingo, dia 18 de agosto, os norte-americanos anunciaram o teste de um míssil convencional de médio alcance.

O lançamento aconteceu às 14h30 no horário local (6h30 em Brasília), na ilha de San Nicolas, na Califórnia, costa oeste do país.

O INF foi assinado no final da Guerra Fria, com o intuito de diminuir o uso de mísseis de alcance intermediário — armamentos que podem percorrer de 500 a 5.500 km — tanto tradicionais quanto nucleares.

Esse é o primeiro teste desde o rompimento do acordo. Mas, de acordo com a nota do Pentágono, outros acontecerão em breve. “Os dados coletados e as lições aprendidas com este teste darão ao Departamento de Defesa as informações necessárias para o desenvolvimento de novas armas de médio alcance”, afirmaram eles.