Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

"Estamos cada vez mais próximos de uma catástrofe climática", diz ONU

A declaração foi dada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, após divulgação de relatório

Redação Publicado em 18/05/2022, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
António Guterres - Getty Images
António Guterres - Getty Images

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou nesta quarta-feira, 18, que o "sistema energético global está quebrado" e que estamos "cada vez mais próximos de uma catástrofe climática". A declaração tem como base um relatório divulgado pela Organização Mundial Meteorológica (OMM), que confirmou que os últimos sete anos foram os mais quentes já registrados no planeta.

Guterres também apontou que o "Estado do Clima", como é chamado o relatório, mostra a "triste repetição do fracasso humano em combater os problemas climáticos" com "recordes alarmantes" atingidos em 2021.

Conforme informações do portal G1, secretário-geral declarou que os combustíveis fósseis são um caminho sem saída e deu destaque para os efeitos da guerra na Ucrânia sobre o preço da energia. Segundo ele, esse seria outro aviso para que a humanidade "acorde" e busque soluções sustentáveis.

Alteração dos oceanos

De acordo com a fonte, o documento da OMM destaca que os oceanos de todo o planeta atingram no ano passado a maior temperatura e o maior nível de acidez já registrados na história da humanidade. Além disso, o relatório diz que o nível do mar tem aumentado em razão do derretimento das camadas de gelo.

"Nosso clima está mudando diante de nossos olhos. O calor retido pelos gases de efeito estufa induzidos pela humanidade aquecerá o planeta por muitas gerações", declarou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.