Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Estátua de 320 kg e busto em homenagem a George Floyd são inaugurados nos EUA

O homem morto em ação policial em maio do ano passado se tornou um símbolo da repressão racial nos país norte-americano

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/06/2021, às 12h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostra estátuas de George Floyd - Divulgação / Vídeo / NBC
Montagem mostra estátuas de George Floyd - Divulgação / Vídeo / NBC

Duas estátuas homenageando o estadunidense George Floyd, morto pela polícia em maio do ano passado, foram inauguradas em dois estados da costa leste dos EUA em comemoração ao 19 de junho, data onde o país celebra o fim da escravidão, como informa o portal UOL.

A maior delas foi colocada em frente à prefeitura do município de Newark, no estado de Nova Jersey, refeita em escala duas vezes maior do que as medidas humanas do norte-americano falecido.

A representação está sentada no banco do parque e totaliza 320 kg de bronze — além de permitir com que visitantes sentem ao seu lado para fotografias.

Dias depois, uma segunda representação de Floyd foi inaugurada no bairro do Brooklin, em Nova York; atualmente exposta na galeria Flatbush Junction, o busto de 1,82m de altura tem a cor branca e um pedestal explicando quem foi o homenageado. Dentro de algumas semanas, a estrutura será levada para o bairro de Union Square, na badalada ilha de Manhattan.

Relembre o caso George Floyd

George Floyd foi abordado por quatro agentes policiais em 25 de maio de 2020 após a suspeita de um homem com características físicas semelhantes ter passado uma cédula falsa em uma loja de conveniência. Na ação policial, o homem foi sufocado por 8 minutos, já imobilizado e gritando que não conseguia respirar.

Por fim, desacordou e continuou tendo o pescoço prensado pelo joelho do policial Derek Chauvin, enquanto a ação era filmada. O homem morreu a caminho do hospital e a ligação com o crime nunca foi comprovada pelos policiais, rendendo a prisão de Derek por assassinato.