Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Estátua de bandeirante com a mão pintada de vermelho gera debate entre internautas

'Monumento ao Anhanguera' recentemente apareceu com uma das mãos pintadas

Redação Publicado em 16/03/2022, às 09h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua do bandeirante com a mão pintada de vermelho - Divulgação / Twitter / @zebrito87
Estátua do bandeirante com a mão pintada de vermelho - Divulgação / Twitter / @zebrito87

Depois que um jornalista da CNN publicou em seu perfil no Twitter fotos de uma estátua do bandeirante Anhangueracom a mão pintada de vermelho, muitas pessoas comentaram sobre o tema, trazendo novamente questionamentos acerca de homenagens a personagens históricos controversos.

"Pintaram de vermelho uma das mãos do bandeirante do 'Monumento ao Anhanguera', em frente ao parque Trianon/MASP", escreveu José Brito na tarde da última terça-feira, 15.

"Diz a lenda que o bandeirante, vendo que esses índios usavam pepitas de ouro como adorno, para obrigá-los a revelar a localização das minas, ateou fogo à aguardente de um prato, ameaçando fazer o mesmo com as águas dos rios", publicou o jornalista, citando como fonte uma publicação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

"Os índios goiá, aterrorizados, indicaram o caminho das minas, chamando o bandeirante de Anhanguera, o que significa 'espírito do mal'. Os índios acompanharam Anhanguera de volta à capitania de São Paulo e ainda se dispuseram a ser seu exército", finalizou.

Em resposta, muitas pessoas questionaram a existência de estátuas homenageando bandeirantes. É o caso de Noraia Santos, que comentou ter estudado em uma escola com o nome de Anhanguera e nunca entendeu como alguém cujo nome significa "espírito do mal" poderia ser tão homenageado.

Alguns usuários, porém, se mostraram contrários ao ato de pintar a estátua, alegando se tratar de depredação do patrimônio histórico. Outra pessoa, contudo, apesar ter se declarado contra a retirada de monumentos, considerou a manifestação válida.