Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / México

Estátua de Cristóvão Colombo será substituída por monumento de mulher indígena, no México

Visando enaltecer a importância histórica das mulheres no país, a figura do explorador já foi retirada do pedestal

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/09/2021, às 12h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pedestal de Cristóvão Colombo após retirada de estátua - EneasMx / Wikipédia Commons
Pedestal de Cristóvão Colombo após retirada de estátua - EneasMx / Wikipédia Commons

Uma estátua do explorador Cristóvão Colombo instalada na Cidade do México será retirada de uma das principais avenidas da capital mexicana, conforme informou a prefeita Claudia Sheinbaum no último domingo, 5, acrescentando que o local da instalação será receberá estátua de uma mulher indígena.

A substituição, noticiada pela CNN Brasil, é justificada pela necessidade de enaltecer o papel histórico das mulheres no país, especialmente as nativas da região, e diminuir a visão eurocentrista da descoberta do genovês: “É claro que reconhecemos Colombo. Mas há duas visões”, afirmou a política.

Edificando a narrativa, ela explicou que, localmente, existem narrativas importantes para a compreensão do passado no México: “E tem outra visão daqui, de que, na verdade, chegou um europeu na América, que fez um encontro entre dois lugares, e aí veio a conquista (espanhola)", acrescentou.

Apesar da retirada na Avenida Paseo de la Reforma, Claudia afirmou que a estátua do explorador não será demolida, mas realocada para "um lugar digno" dentro do município. A prefeita é aliada ao presidente Andrés Manuel López Obrador, ativista das causas indígenas à frente do país.