Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Inglaterra

Estátua de manifestante negra é erguida para substituir a de escravista

A estatueta do comerciante de escravos Edward Colston havia sido derrubada durante protestos na Inglaterra

Penélope Coelho Publicado em 15/07/2020, às 09h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua de Jen Reid - Divulgação / Twitter / Channel 4 News
Estátua de Jen Reid - Divulgação / Twitter / Channel 4 News

Durante manifestações antirracistas em Bristol, na Inglaterra, a estátua do comerciante de escravos do século 17, Edward Colston, foi derrubada por manifestantes, em 7 de junho.

No lugar do antigo monumento foi colocada uma nova estátua, dessa vez, representando uma manifestante negra com o punho erguido, a mulher em questão é Jen Reid. As informações são da BBC.

Jen Reid na frente da estátua que foi erguida para ela / Crédito: Divulgação / Twitter / Channel 4 News

De acordo com a reportagem, a estatueta feita pelo artista plástico Marc Quinn e provavelmente será uma obra temporária que ficará ali para que os debates sobre o racismo continuem: "Acho que é algo que as pessoas de Bristol realmente gostam de ver", disse Reid. 

Segundo o escultor, Reid foi a escolhida depois de o artista ver uma imagem da moça parada em um pedestal com o punho para cima durante um protesto antirracista."Quando eu estava lá no pedestal, e levantei meu braço em uma saudação do Black Power, foi totalmente espontâneo", afirmou Jen.

Para Reid a escultura é importante porque ajudou a "manter a jornada em direção à justiça racial e à igualdade".Entretanto, o prefeito de Bristol, Marvin Rees, disse que a estátua não tinha permissão para ser instalada.