Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Margaret Thatcher

Estátua de Margaret Thatcher é atacada na Inglaterra

A estátua recém-instalada precisou ser protegida após ser alvo de ovos

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/05/2022, às 17h20 - Atualizado em 22/05/2022, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Margaret Thatcher, sua estátua e homem que atirou ovos, em colagem - Getty Images/Divulgação/YouTube/The Telegraph
Margaret Thatcher, sua estátua e homem que atirou ovos, em colagem - Getty Images/Divulgação/YouTube/The Telegraph

Uma estátua da ex-primeira ministra conservadora britânica Margaret Thatcher foi instalada em Grantham, sua cidade natal, localizada no leste da Inglaterra, no último domingo, 15. No entanto, menos de duas horas após a instalação, um homem portando uma caixa de ovos atacou a escultura.

Por conta do ocorrido, a estátua já havia sido protegida com uma lona em sua base, e cercada por uma fileira dupla de cercas metálicas, também cobertas por lonas, na segunda-feira, 16. Além disso, uma câmera de vigilância foi instalada em frente, para maior segurança.

Inicialmente, a imagem seria instalada em frente ao Parlamento Britânico, em Londres, mas a ideia foi rejeitada, pois, "o design não era apropriado", segundo a autoridade local de Westminster, conforme repercutido pelo veículo Estadão.

Estátua de Margaret Thatcher, em Grantham, Inglaterra
Estátua de Margaret Thatcher, em Grantham, Inglaterra.

A Dama de Ferro

Margaret Thatcher foi a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Reino Unido, o exercendo de 1979 a 1990. As políticas implementadas por ela foram consideradas drásticas, com marcas de ultraliberalismo e austeridade, e dividem a sociedade britânica até hoje.

Por isso, movimentos de oposição surgiram ao longo de seu período de vigência e após ele, acarretando no ocorrido do homem que alvejou sua estátua com ovos. Thatcher morreu em 2013, aos 87 anos, após um acidente vascular cerebral.

Veja vídeo de homem atirando ovos na estátua: