Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Inglaterra

Estátua que representava manifestante do Black Lives Matter é removida

O novo monumento estava instalado na cidade de Bristol e havia sido colocado no lugar da estátua de um escravista

Penélope Coelho Publicado em 16/07/2020, às 09h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua de Jen Reid - Divulgação / Twitter / Channel 4 News
Estátua de Jen Reid - Divulgação / Twitter / Channel 4 News

A estátua de uma manifestante negra foi retirada do local de sua instalação nesta quinta-feira, 15. O monumento foi removido um dia depois de ter sido instalado em Bristol, na Inglaterra, no lugar da estátua do comerciante de escravos do século 17, Edward Colston — que foi derrubada durante manifestações antirracistas em junho.

Entretanto, o prefeito da cidade Marvin Rees, já havia avisado anteriormente que a estátua não tinha autorização para ser colocada, e por isso, teve que ser retirada. As informações são do portal de notícias UOL.

Jen Reid na frente da estátua que foi erguida para ela / Crédito: Divulgação / Twitter / Channel 4 News

A peça intitulada A Surge of Power (Uma Onda de Poder, na tradução literal para o português) foi feita pelo artista britânico Marc Quinn e representava a manifestante Jen Reid. A mulher em questão chamou a atenção de Quinn quando foi fotografada com o punho levantado durante manifestações antirracistas.

Quando questionada sobre seus sentimentos em relação à homenagem, Reid afirmou que a escultura é importante porque ajudou a "manter a jornada em direção à justiça racial e à igualdade".  Segundo as autoridades locais, a estátua será levada para um museu e o artista poderá recuperar sua obra.