Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Índia

Estátuas de templo indiano são devolvidas 40 anos após seu furto

As esculturas sagradas foram encontradas sendo revendidas no Reino Unido

Ingredi Brunato Publicado em 17/09/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia dos ídolos retornados. - Divulgação/ Polícia de Londres
Fotografia dos ídolos retornados. - Divulgação/ Polícia de Londres

Três estátuas de bronze pertencentes a um templo indiano foram encontradas à venda no Reino Unido após 40 anos de desaparecimento — e podem finalmente retornar para seu local original. Na época do furto, os ladrões foram encontrados e condenados, no entanto os quatro artefatos religiosos que haviam pego já não estavam mais com eles. 

Até que, no ano passado, a Alta Comissão da Índia informou à Scotland Yard que havia um revendedor no Reino Unido que tinha uma das estátuas em oferta. Segundo o quartel da polícia londrina, esse revendedor conseguira o objeto já por vias legais, de forma que não tinha feito parte do crime. 

Mais tarde, outros dois itens furtados também reapareceram, de forma que só resta uma última estátua de bronze para ser reencontrada. As outras estão atualmente sendo devolvidas ao templo no distrito de Tanjavur, na Índia, voltando para seu lar original pela primeira vez desde 1978. 

O inspetor de polícia Tim Wright, da Scotland Yard, comentou em entrevista à BBC que era “particularmente gratificante que sejam devolvidos [os ídolos indianos] ao templo de onde foram retirados", e também os chamou de “belos e historicamente significativos”.