Notícias » Arqueologia

Estatueta celta feita de bronze com olhos dourados é encontrada na Eslováquia

Escavações arqueológicas revelaram ao menos 800 artefatos históricos, como moedas celtas, clipes de bronze, contas de vidro e pulseiras

Isabela Barreiros Publicado em 13/12/2020, às 07h00

Estatueta celta descoberta
Estatueta celta descoberta - Divulgação - TASR

Arqueólogos descobriram na cidade de Jánovce, no local de Pod Hradiskom, na Eslováquia, uma estatueta celta feita de bronze muito peculiar. O achado foi anunciado na última semana pelo Museu Spiš em Spišská Nová Ves.

Os pesquisadores identificaram que a estátua apresentava olhos dourados, em uma representação considerada, na época, realística de um ser humano. De acordo com a arqueóloga Mária Hudáková, envolvida nos trabalhos, a estatueta ilustra um homem nu que está usando jóias típicas do período.

Crédito: Divulgação - TASR

 

Segundo ela, “a descoberta é única com sua representação realista e olhos dourados”. Ele está vestindo um lenço de pescoço, considerado característico do período histórico ao qual remonta.

Mas o artefato não foi a única coisa que os especialistas descobriram durante as escavações. Foram encontrados ao menos 800 objetos que datam de momentos históricos diferentes. O local ainda não havia passado por investigações desde que foi identificado no século 19. 

“São principalmente moedas celtas, clipes de bronze e outras partes de roupas, produtos de argila, cerâmica, cais e contas de vidro e pulseiras”, disse Hudáková.

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.