Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Estatueta rara de touro de bronze é descoberta em local dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga

Para os pesquisadores, o artefato provavelmente fazia parte de uma oferenda ou sacrifício a Zeus

Isabela Barreiros, sob supervisão de Alana Sousa Publicado em 22/03/2021, às 14h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A estatueta de touro descoberta na Grécia - Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia
A estatueta de touro descoberta na Grécia - Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia

Escavações realizadas em Olímpia, na Grécia, revelaram uma estatueta considerada rara que representa um touro feito de bronze. A descoberta foi anunciada pelo Ministério da Cultura da Grécia e repercutida pelo portal SmithSonian.

Segundo os pesquisadores, o mais impressionante é que o artefato foi descoberto perto do Altis, um santuário localizado no atual sítio arqueológico que abrigava os templos de Zeus e Hera. A cidade em questão também é conhecida por ter abrigado os Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia

Devido a sua localização e significado religioso no período histórico, os arqueólogos acreditam que a estatueta provavelmente fazia parte de uma oferenda ou sacrifício ao deus Zeus.

Em comunicado, o Ministério da Cultura afirmou: “o touro, assim como o cavalo, foi um dos animais mais importantes para a sobrevivência humana e a criação da civilização até os tempos modernos”.

A partir de análises, os especialistas dataram o item do período entre 1050 e 700 a.C. Além do touro, foram descobertos artefatos feitos de cerâmica, mais comuns que os feitos de bronze, material que geralmente era reutilizado em períodos posteriores.