Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Estatuetas do século 6 a.C. são encontradas na Rússia

As peças foram descobertas em um assentamento grego que, na antiguidade, funcionou como um imponente porto no Mar Morto

Pamela Malva Publicado em 19/11/2020, às 15h30 - Atualizado às 18h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia das estatuetas encontradas - Divulgação
Fotografia das estatuetas encontradas - Divulgação

Durante explorações na cidade turística de Anapa, na Rússia, arqueólogos do Instituto de História da Cultura Material da Academia Russa de Ciências fizeram uma incrível descoberta. Tratam-se de estatuetas da deusa Deméter e sua filha, Perséfone.

Feitos de terracota, os bustos foram encontrados no começo de novembro, em um assentamento que, na Grécia Antiga, era um grande porto. Chamado de Gorgippia, o local foi fundado no século 6 a.C. e era uma enorme potência marítima.

Centenas de anos mais tarde, além das estátuas, os arqueólogos ainda encontraram outros artefatos da época. Entre eles estavam grandes fornos de cerâmica, ladrilhos, tigelas e fragmentos de cerâmica produzidas na antiguidade.

Relevos em homenagem à deusa-mãe da Anatólia, a deusa da bruxaria, também foram descobertos. Segundo os arqueólogos, os objetos estão em um bom estado de conservação, apresentando poucos indícios de danos causados pelo tempo.