Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Estrada romana é achada por arqueólogos ao escavarem Câmara Municipal na Inglaterra

Objetos do período romano também foram encontrados por pesquisadores que observam o local há seis meses

Gabriel Fagundes Publicado em 03/03/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arqueólogos escavando o Guildhall - Divulgação
Arqueólogos escavando o Guildhall - Divulgação

Foi achada por arqueólogos da York Archaeological Trust, uma estrada romana abaixo do Guildhall — edifício londrino construído por volta do século 15 —, no momento em que se efetuava sua reconstrução e restauração pela VINCI Construction UK.  

Para os estudiosos a "escavação de novas valas da fundação revelou recentemente uma área de superfície de paralelepípedos datada do período romano", que permitiu a descoberta de objetos daquela época, como uma moeda de prata e algumas cerâmicas. Ambos foram encontrados a uma profundidade de 1,5 metros do nível das ruas contemporâneas.

Arqueólogo segurando uma moeda de prata / Créditos: Divulgação

Para Thomas Coates, responsável pela escavação, a exploração da estrada possibilitou compreender a encruzilhada que interligava o Guildhall a um curso que rumava para o sul. Os escavadores também chegaram ao entendimento que a via achada pode ter sido tanto um quintal quanto uma faixa, não uma estrada principal, embora seu posicionamento fosse estratégico para a travessia romana do rio Ouse.

Ainda, os membros da York Archaeological Trust têm trabalhado há seis meses em nome do Conselho da Cidade de York para observarem e registrarem as exposições arqueológicas do local. Como é o caso das três diferentes superfícies colocadas em uma vala, que permitiu constatar que a sua utilização foi duradoura.