Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Estrondo vindo do céu: Moradores do Centro-Sul da Bahia presenciam queda de meteoro

Evento foi registrado às 16 horas do último sábado, 2. Confira vídeo do momento da queda da rocha espacial!

Fabio Previdelli Publicado em 07/01/2021, às 13h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento em que meteoro cai no interior da Bahia - Divulgação/ YouTube/ Clima ao Vivo
Momento em que meteoro cai no interior da Bahia - Divulgação/ YouTube/ Clima ao Vivo

No último sábado, 2, moradores da região Centro-Sul da Bahia presenciaram um raro acontecimento: a passagem de um meteoro em plena luz do dia. A queda da rocha espacial assustou moradores locais, que relataram nas redes sociais um potente estrondo vindo do céu, por volta das 16 horas.  

Pelo fato do fenômeno ter acontecido durante o dia, o rastro do meteoro acabou sendo ofuscado pela luminosidade do sol, porém, mesmo assim, um registro em vídeo acabou sendo capturado no exato momento de sua queda. 

"Tivemos muitos relatos de barulhos de explosão vindos daquela região. Então procuramos nas imagens de satélite e nas câmeras do Clima ao Vivo", disse Marcelo Zurita, diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), em entrevista ao UOL. Confira as imagens: 

O evento também foi registrado por imagens do espaço feitas pelo satélite GOES-16, que é capaz de mapear raios e outras descargas elétricas na atmosfera. "Como na região onde o flash foi detectado não havia nenhuma nuvem de tempestade capaz de gerar um relâmpago, podemos concluir que ele foi gerado pela passagem do meteoro, que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região", explicou Zurita.  

"Pelo que já temos, podemos concluir que a velocidade dele foi de pelo menos 65 mil km/h. Ao que tudo indica, foi provocado por uma rocha espacial com tamanho mediano, entre 30 e 80 cm com massa de até uma tonelada. Mas isso é uma estimativa. Ainda não temos dados suficientes para cálculos mais precisos", concluiu.