Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Estruturas funerárias da Primeira Idade do Ferro são encontradas na França

As escavações que estão sendo realizadas desde 2016, na comuna de Saint-Vulbas, também revelaram um raro sepultamento

Alana Sousa Publicado em 19/05/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos círculos encontrados na escavação - Divulgação
Um dos círculos encontrados na escavação - Divulgação

Desde 2016 escavações vêm sendo realizadas na cidade de Saint-Vulbas, localizada na França. O projeto faz parte da construção do Parque Industrial Plaine de l'Ain no local, que para ser iniciado precisou passar por análises — muito comum em lugares que podem apresentar algum vestígio histórico.

Pesquisadores encontraram diversas estruturas funerárias que remetem a Primeira Idade do Ferro, que tem início no século 8 a.C.. Ao todo, dez mil metros de solo foram escavados, e na propriedade, foi encontrada uma entrada com quatro colunas, um poço que pode ter servido para cremação, três marcas circulares e, ainda, um sepultamento.

Detalhes do sepultamento encontrados nas escavações / Crédito: Divulgação

Através de reconstruções gráficas, os especialistas puderam estabelecer algumas concepções sobre os ritos funerários dos povos antigos. Acredita-se que o caixão era depositado em uma cova retangular, que media 2,85 m de comprimento por 1,10 m de largura.

No único sepultamento localizado, havia um esqueleto que pertenceu a uma mulher. Ela foi enterrada com um objeto de cerâmica, estava deitada de costas em seu caixão, usando uma vestimenta, joias e uma pulseira em cada pulso. O cadáver também vestia um cinto de couro com alguns enfeites; este acessório servia para identificar o gênero do falecido, caso não fosse possível por métodos naturais — neste caso, era um clipe de cinto de ferro e ligas de cobre.